Uma pesquisa realizada pela MaisMei, plataforma de gestão para Microempreendedores Individuais (MEIs), revelou que o Whatsapp é a principal ferramenta digital utilizada por empreendedores para realizar vendas e fechar negócios. O aplicativo foi mencionado nas respostas de 83% dos participantes durante o levantamento, que investigou o perfil dos microempreendedores brasileiros e entrevistou mais de 6 mil usuários da MaisMei ao longo de 2023.
Ocupando o segundo lugar, o Instagram foi citado por 48,52%, seguido pelo Facebook, utilizado por 37,20% dos MEIs. Alternativas como ferramentas do Google e até mesmo o TikTok apresentaram resultados significativamente inferiores. Chama a atenção o fato de apenas 9,20% dos entrevistados utilizarem marketplaces, considerados espaços mais adequados para a exposição e venda de produtos ou serviços. Além disso, 7,77% afirmaram ter um site próprio.
Segundo o relatório de fevereiro de 2023, elaborado em uma colaboração entre a We Are Social e Meltwater, 93,4% dos usuários de internet brasileiros, com idades entre 16 e 64 anos, utilizam o WhatsApp. Esta porcentagem corresponde a 169 milhões de usuários.
No que diz respeito ao uso de inteligência artificial, apesar de ser amplamente divulgado, ainda é pouco adotado por pequenos empreendedores. Muitos acreditam que essa tecnologia é um privilégio exclusivo de grandes corporações, entretanto essa percepção não é precisa. Muitas ferramentas baseadas em IA estão disponíveis para microempreendedores a custos bastante acessíveis.
Um exemplo é o Google Ads, que permite a criação de campanhas de marketing inteligentes em menos de dez minutos. Após o gestor definir os parâmetros, um algoritmo baseado em IA cuida de todos os aspectos, desde a seleção das palavras-chave mais eficientes até a comparação de custos de compras e a geração de resultados.
Outra plataforma que está em destaque nos últimos meses é o ChatGPT. Este sistema oferece uma versão gratuita que permite aos usuários criar conteúdo, revisar argumentos, analisar contrapontos em propostas e fornecer ideias e insights sobre o público-alvo, além de otimizar campanhas de marketing.
Deixe um comentário