Semana em Brasília da destaque para a importância da educação para a inclusão dos jovens

O Ministro da Educação, Camilo Santana, inaugurou a 3ª edição da Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) de 2023, cujo tema é “Futuro Conectado: Educação Profissional para Reconstruir o Brasil.” O evento ocorre em Brasília, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, junto com a 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, até domingo (22).

A Semana EPT oferece 280 projetos para destacar a importância da educação na inclusão, no empreendedorismo, na superação das desigualdades e na sustentabilidade, visando aos jovens em formação. O evento inclui oficinas rápidas e debates sobre Educação Profissional e Tecnológica (EPT).

Crédito: Marcelo Camargo

Camilo Santana enfatizou a necessidade de tornar o ensino médio mais atrativo e conectado com o mercado de trabalho, a inovação e a tecnologia, citando um estudo da OCDE que apontou a baixa taxa de matrículas em cursos técnicos e profissionalizantes no Brasil. O Ministro também revelou planos para lançar uma política de apoio à permanência dos alunos no ensino médio e fortalecer o ensino técnico profissionalizante, em colaboração com o Sistema S.

Além disso, Santana mencionou a aprovação de um projeto de lei que permite o aproveitamento de disciplinas de cursos técnicos de educação profissional no ensino superior, proporcionando uma transição mais suave para os estudantes que desejam cursar uma graduação.

O Ministro visitou os estandes da mostra tecnológica, onde várias instituições que oferecem educação profissional e tecnológica apresentaram produtos, protótipos, tecnologias e projetos. Ele também entregou a Medalha Nilo Peçanha a homenageados que se destacaram na promoção da educação profissional e tecnológica no Brasil, anunciando que essa premiação se tornará anual a partir de 2023.

Serviço

A programação completa da 3ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica pode ser acessada no site do MEC. A entrada é gratuita. Porém, para participar dos seminários e mesas de debate é necessária a inscrição prévia.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *