De todas as pessoas que decidem abrir um negócio próprio no Brasil, 54,6% são mulheres, segundo dados da última pesquisa Global Entrepreneurship Global (GEM), que mede o papel do empreendedorismo no desenvolvimento econômico e social no mundo.
Essa leva de empreendedoras, na sua grande maioria, divide com maestria os desafios de administrar, não apenas uma empresa, mas também afazeres domésticos e vida pessoal.
Agora, elas terão uma semana inteira dedicada à discussão do tema e conscientização da população acerca da importância da presença do gênero feminino para o fortalecimento da economia e de como o reconhecimento da mulher pode equilibrar as desigualdades de gênero no país, no que se refere a oportunidades no mercado de trabalho, assim como redução dos índices de violência contra a mulher.
O presidente Lula sancionou, no início de setembro, a Lei 14.667, que institui a Semana Nacional do Empreendedorismo, que passa a ser comemorada anualmente em novembro. A legislação determina que o poder público realize ações e campanhas de esclarecimento durante o período, a fim de conscientizar a população sobre os desafios enfrentados pelas mulheres empreendedoras.
Foto: Empresária rural Fernanda Câmara produz geleias e doces com a sua marca Sabores da Vivenda Foto: Luana Thayze
Nesta quarta-feira (22), a Câmara Legislativa do Distrito Federal começa de fato a promover ações sobre o tema. O Women Development Summit foi organizado e preparado para tratar dos vários assuntos que envolvem o universo do empreendedorismo feminino e seus impactos no desenvolvimento econômico.
O WDS apresentará palestras e painéis com histórias inspiradoras de mulheres que superaram desafios, conquistaram sucesso e se tornaram referência no mundo dos negócios e como elas estão transformando o cenário dos investimentos.
Programação:
13H:30 – Credenciamento
14H – Abertura
14H15 – Painel 1: A Importância da Mulher Empreendedora para o Desenvolvimento e para a Economia.
15H30 – Painel 2: Desafios e Oportunidades
16H15 – Minha morada (apresentação)
16H30 – Painel 3: Empreendedorismo Feminino
17H45 – Painel 4: Universo Financeiro: os 7 maiores desafios da atualidade
18H30 – Painel 5: Demandas Politicas para o Empreendedorismo Feminino
19H15 – Sessão Solene – Lançamento da Frente Parlamentar de Empreendedorismo Feminino – Deputada Paula Belmonte
O EVENTO SERÁ ABERTO AO PÚBLICO MEDIANTE RETIRADA DE INGRESSO PELO SITE SYMPLA.
Fonte: ASN / Senado / CLDF
Deixe um comentário