A sensação térmica no Brasil, pode aumentar e muito nos próximos meses. Dez estados brasileiros devem enfrentar temperaturas acima dos 40°C, com destaque para os municípios da Região Centro-Oeste, que podem chegar a até 43°C.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo nesta quarta-feira (8/11) para cinco estados, devido ao risco à saúde da população. Durante até três dias, as temperaturas estarão até 5°C acima da média nos estados afetados, que incluem Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, São Paulo e Mato Grosso do Sul.
Além disso, há um registro de baixa umidade em várias unidades federativas, também classificado como alerta amarelo. A umidade nesses locais deverá variar entre 30% e 20%, aumentando o risco de incêndios, afetando estados como Paraná, Distrito Federal e Bahia.
No total, estados de quatro regiões do Brasil podem apresentar temperaturas de 3°C a 5°C acima da média, e várias cidades têm a possibilidade de registrar temperaturas superiores a 40°C.
Confira os 10 estados mais afetados pelo calor intenso:
- Tocantins;
- Minas Gerais;
- Espírito Santo;
- São Paulo;
- Rio de Janeiro.
- Bahia;
- Mato Grosso;
- Distrito Federal;
- Goiás;
- Mato Grosso do Sul;
Inclusive, de acordo com o boletim da Organização Meteorológica Mundial (OMM) publicado esta quarta-feira (8), há 90% de probabilidade de que o fenômeno El Niño, responsável pelos eventos climáticos extremos, persista até abril de 2024.
“O próximo ano poderá ser ainda mais quente. As crescentes concentrações de gases com efeito de estufa resultantes da atividade humana que captam calor na atmosfera contribuem de forma clara e inequívoca para este aumento das temperaturas — declarou o secretário-geral da OMM, Petteri Taalas, citado no comunicado.
Fonte: Inmet
Deixe um comentário