O Nidelven Bla levou o título de melhor queijo do mundo no World Cheese Awards 2023, considerado o Oscar dos queijos. Esse queijo já é um conhecido da premiação: em 2019 foi escolhido o melhor queijo norueguês e em 2020, ganhou a Super Ouro.
Este queijo azul suave, elaborado a partir de leite de vaca, passa por um processo de maturação que se estende por seis a nove meses em uma fazenda situada no centro da Noruega, a aproximadamente duas horas da cidade de Trondheim, recebendo o nome em homenagem ao rio que corta o distrito de Trondelag.
Neste ano, a competição teve um número recorde de concorrentes estreantes, com um total de 4.502 representantes de 43 países. Os exemplares que buscavam conquistar medalhas foram minuciosamente avaliados por um painel de 264 juízes vindos de 38 nações distintas. Entre os 16 finalistas, destacaram-se dois queijos do Reino Unido, três da Itália, dois da Holanda, dois da Suíça (o país vencedor da edição anterior), dois da Alemanha, e ainda um representante da Índia, Áustria, Bélgica e Noruega.
Deixe um comentário