A Ministra dos Povos Indígenas do Brasil, Sônia Guajajara, participou nesta segunda-feira (16), do programa A-mei do Canal empreender, apresentado por Maria Paula. Em entrevista, Sônia comentou sobre o seu papel como ministra de estado em um Ministério completamente inédito e sobre os assuntos que estão em relevância na pasta.
“Muita gente ainda pensa que só existe indígena na Amazônia, então, nós estamos trabalhando muito ainda nessa desmistificação sobre o que é o empreendedorismo indígena, que pode ser inclusive o que a gente faz para proteger a biodiversidade, para proteger o meio ambiente, e entender que empreendedorismo não é só você ter um grande negócio”, disse.
“O empreendedorismo indígena pode ser a valorização do que as mulheres fazem, pode ser o quintal que a gente planta para garantir a segurança alimentar e os nossos artesanatos que também geram renda”, completou.
Sônia ressalta que o empreendedorismo indígena no Brasil está emergindo como uma força dinâmica que combina a rica herança cultural das comunidades originárias com inovações contemporâneas e tudo isso em compromisso com a sustentabilidade.
“Nós não entramos só com a estética, mas também com a conscientização. Mostrando que é possível reciclar, mostrando que é possível valorizar as pequenas empresas que muitos indígenas estão iniciando. Mostrar o que é o povo indígena além do ser, mas como é a nossa cultura”
Segundo a ministra, os empreendedores indígenas no Brasil possuem uma história milenar de resiliência, conexão com a natureza e valores comunitários, e, por isso, desempenham um papel crucial na promoção do desenvolvimento econômico de suas comunidades, na conservação do meio ambiente e na preservação de suas tradições.
Sônia Guajajara lembrou a sua participação no festival Global Citizen 2023, evento filantrópico de combate a extrema pobreza, realizado em Nova York, nos Estados Unidos e aproveitou a oportunidade para divulgar o Festival Brasil é Terra Indígena, que tem como foco a promoção dos empreendedores indígenas, a participação na música, na comunicação, na política e na bioeconomia.
O festival acontecerá em novembro no Museu Nacional da República, em Brasília.
Assista o programa completo no Canal Empreender pelo YOUTUBE!
Deixe um comentário