O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comanda nesta quinta-feira (7), no Rio de Janeiro, a 63ª edição da reunião de cúpula de chefes de Estado dos países do Mercosul. O encontro marca a transição da presidência semestral, que passará para o Paraguai, e acontece em um contexto conturbado de crise entre a Venezuela e Guiana e três dias antes da posse de Javier Milei.
A agenda prevê uma reunião pela manhã com os presidentes dos países do bloco, que acontecerá no Museu do Amanhã, seguida de um almoço e de outra reunião. O segundo encontro contará com a presença dos membros plenos do grupo, além de países associados e convidados.
As negociações para a revisão dos trechos do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia devem se arrastar. Nas últimas semanas, reviravoltas diplomáticas apontaram contrariamente a um consenso entre as duas partes. Exigências ambientais europeias travaram o fluxo do processo.
O acordo Mercosul-UE começou a ser negociado em 1999 e prevê a isenção ou redução na cobrança de impostos de importação de bens e serviços produzidos nos dois blocos.
Deixe um comentário