A FAO, sigla inglesa para a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, revelou que o chá é a segunda bebida mais consumida do mundo, atrás só da água. Apesar disso, muitas pessoas pensam estar bebendo chá, quando, na verdade, têm uma infusão em sua xícara.
A confusão é comum. Então, não fique chateado ao descobrir que alguns dos “chás” mais populares — como o de camomila e o de canela — são apenas infusões.
Para sanar essa dúvida de uma vez por todas, é importante esclarecer que todo chá é uma infusão, mas nem toda infusão é um chá. Ambos são feitos com uma imersão de ervas, frutas ou flores em água quente, mas os chás são apenas aqueles feitos com a planta Camellia Sinensis. Pode parecer um detalhe inofensivo, mas essa diferença pode impactar na vida de muita gente, inclusive no sono.
É quase um ditado popular que os chás ajudam a relaxar e até a dormir, mas a Camellia Sinensis possui teína, um estimulante parecido com a cafeína, e pode estar mais te atrapalhando do que ajudando. A quantidade de teína varia conforme o tipo do chá — branco, amarelo, verde, vermelho, oolong e preto —, mas são as infusões que vão te ajudar a relaxar. Elas também podem aumentar seus níveis de vitaminas, diminuir os efeitos da gripe, acelerar o metabolismo, etc. Tudo depende da combinação que você escolher.
Deixe um comentário