COP 28 propõe transição energética mas exclui eliminação dos combustíveis fósseis

Nesta quarta-feira (13), concluiu-se a COP 28 em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. A conclusão do evento se deu através da divulgação da última versão do acordo negociado entre 195 países.

o sultão Al Jaber, presidente da conferência, se referiu ao acordo como histórico. Entretanto, reconheceu que o verdadeiro êxito só será alcançado se tudo determinado for de fato implementado pelas nações participantes. O novo texto propõe um avanço na transição energética, todavia exclui a eliminação dos combustíveis fósseis, os principais responsáveis pelas emissões de gases de efeito estufa que aquecem o planeta.

O acordo especifica que os países devem fazer a transição dos combustíveis fósseis até 2050, mas não detalha como essa mudança deve ser feita e nem quais recursos financeiros serão utilizados. Além disso, propõe que seja triplicada a capacidade de energia renovável a nível mundial até 2030. A medida busca reduzir a utilização de carvão, ao mesmo tempo que busca acelerar o uso de tecnologias para captura e armazenamento de carbono. Agora, os países são responsáveis por cumprir os acordos através de políticas e investimentos nacionais.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *